terça-feira, 2 de outubro de 2012

Diálogo Teórico - VYGOTSKY


VYGOTSKY nasceu em Orscha(Rússia). Pela boa condição financeira de seus pais muito cedo começou os estudos, tinha um tutor particular. Aos 18 anos matriculou-se em Medicina mas cursou a faculdade de Direito. Lecionou história da arte, literatura e estética. Tem mais de 200 publicações cientificas. Seu grande destaque foi “A Psicologia da Arte” publicada um pouco antes de morrer.
A corrente pedagógica que originou seu pensamento é chamada de sociointeracionismo.
Mesmo não sendo pedagogo nos deixou contribuições importantíssimas que vieram auxiliar o processo de aprendizagem. Desenvolveu o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Na sua teoria, o papel do professor é de mediador. No momento em que fala em propor desafios que serão solucionados em atividades em grupo ele nos dá a idéia de trabalhar com projetos. Aqueles que estiverem mais adiantados irão ajudar aos demais. A partir dai é possível verificar o que o aluno é num dado momento, mas também o que ele poderá vir a ser. Segundo ele o ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho.
Nos fez perceber que a avaliação não pode ser um momento isolado e ao final do processo de aprendizagem. Devemos avaliar continuamente, pois o mais importante não é a aprendizagem que já ocorreu, mas aquela que está acontecendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário